6 de fevereiro a 26 de maio de 2023
Preenchimento do formulário de candidatura, onde é possível submeter os projetos.
A Fundação Amélia de Mello, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa, lança a terceira edição do Prémio de Investigação Alfredo da Silva, para distinguir e apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação científica na área da sustentabilidade na saúde.
No contexto das comemorações dos 150 anos de Alfredo da Silva, esta iniciativa pretende reforçar o conhecimento sobre a vida e legado daquele que foi o maior industrial português do século XX, ao apoiar projetos de investigação científica.
Este prémio conta com a curadoria científica da Universidade NOVA de Lisboa, através da Plataforma Interdisciplinar NOVAhealth, e é destinado a investigadores no domínio da Sustentabilidade na Saúde, contemplando várias áreas científicas como a sustentabilidade social, económica, ambiental ou qualquer área das ciências fundamentais que impacte na Sustentabilidade na Saúde. Os projetos de investigação podem ou não estar ligados à elaboração de provas de grau académico e não dependem da integração dos seus investigadores em Universidades e Institutos Politécnicos do país.
Ao melhor projeto será concedida uma bolsa de investigação no valor de 25.000€.
O Prémio de Investigação Alfredo da Silva é uma iniciativa de carácter nacional implementada em 3 fases:
Até 9 de junho de 2023
Após a submissão dos projetos, estes serão avaliados segundo quatro critérios: relevância da proposta; inovação e transdisciplinaridade; metodologia e implementação e impactos para a sociedade.
30 de junho de 2023
No dia 30 de junho comemora-se o aniversário do nascimento de Alfredo da Silva, o maior industrial português do século XX, figura incontornável pela sua marca na sociedade e economia portuguesas, nomeadamente pelo seu empreendedorismo e dedicação na Obra Social do grupo CUF - Companhia União Fabril. A liderança de Alfredo da Silva foi decisiva para a concretização de iniciativas ligadas à transformação do país no século XX. O fundador do grupo CUF construiu um grupo que integrava também empresas como a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha Conde de Óbidos (mais tarde Lisnave), o Banco Totta e a Companhia de Seguros Império, assim como contribuiu para o desenvolvimento das indústrias química e têxtil, da reparação naval e modernizou e incrementou os transportes urbanos e marítimos, apostando também no crescimento da atividade bancária e na melhoria da prestação dos serviços na área da saúde.
A NOVAhealth nasceu com a missão de criar valor na área da saúde pela produção científica, soluções inovadoras e disseminação de conhecimento e promover colaborações de investigação entre as unidades académicas da Universidade NOVA de Lisboa, bem como com os parceiros externos da ciência, indústria e sociedade.
Desde a molécula até à saúde global, a Plataforma tem como foco diversas áreas estratégicas, incluindo o envelhecimento, a nutrição, a doença crónica e infeção, a melhoria no valor da saúde e na prestação de cuidados, o impacto das mudanças climáticas na saúde pública, a integração de cuidados, a migração, a qualidade e a segurança do doente e políticas e sistemas de saúde.
Copyright © NOVAhealth